Bem-vindo

Deseja a todos que participarem deste blog um bom trabalho e que sejam bem-vindos. A finalidade deste blog é analisar e divulgar jogos matemáticos publicados na internet e criados por alunos. Conto com o trabalho de todos os alunos.

Professor Carlos Bino

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mancala


O jogo Mancala (do árabe naqaala – “Mover”), também conhecido como jogos de semeadura é uma família com mais de 200 jogos. É são jogos africanos criados por volta do ano 2000 a.C. As variações do Mancala mais conhecidos são Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Os jogos Mancala são muito importântes na sociedade africana e asiática, são comparados ao xadrez no Ocidente.




Objetivo


O objetivo do jogo é capturar o maior número de pedras.


O jogo começa em geral com 4 pedras em cada buraco. Sua jogada consiste em escolher um buraco, retirar suas fichas e distribui-las pelos outros buracos, uma por buraco, no sentido anti-horário (em algumas versões do jogo, no sentido horário). Quando você passa por sua mancala, você deixa uma pedra nela como se fosse um buraco normal. Mas a mancala do adversário você pula.


Se a última pedra distribuída cair na sua própria mancala, você joga de novo. E se ela cair em um dos seus buracos e ele estiver vazio, você leva para sua mancala não apenas essa pedra, mas todas as pedras que estiverem no buraco adversário exatamente oposto.


Quando os 6 buracos de um jogador estão vazios, o adversário coloca todas as pedras que estiverem na sua metade do tabuleiro em sua mancala. Somam-se então as pedras e quem tiver mais vence.

Confira um vídeo sobre este jogo:


Jogo Online


Há versões online deste jogo:

http://www.baitajogos.com.br/jogos/cartoon/mancala-snails.html





Fontes:



http://www.ludomania.com.br/Tradicionais/mancala.html



http://pt.wikipedia.org/wiki/Mancala



http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp






Nenhum comentário:

Postar um comentário